Ato 1. Encontrar o lugar
Ato 2. Encontrar as pessoas certas
Ato 3. Montar a estrutura emprestada
Ato 4. E fazer algo...real. (O dia em que o bairro foi pra Praça!)
Resumo da preparação em video!
Já dizia Villanova Artigas: "A cidade se constrói coletivamente."
Após a realização do Ato percebemos a importância da Plaza 12 Octubre como ponto de união social entre os habitantes do Bairro. Foi-nos sugerido que chamassemos o evento de "1ª Mostra de Curtas na Praça" já que foi manifestada a intenção de dar continuidade a idéia.
A organização do evento só foi possível graças a ajuda de inúmeros e distintos grupos de pessoas, principalmente pertencentes ao bairro. Neste momento, durante a preparação ainda, nos demos conta de que estávamos conectando redes sociais existentes ('raperos', skatistas, radio, tv, moradores...) que não se cruzavam até então, em um lugar comum: a praça.
Admitimos que nossa primeira impressão sobre este espaço urbano estava incorreta e que a praça era, de fato, usada. Tivemos a certeza que haveria mais dinamismo no lugar principalmente devido ao cruzamento dessas redes sociais, que estavam ali mas não se conectavam diretamente até então.
Fomos para casa satisfeitos.
E ainda voltamos várias vezes porque também pertencíamos a uma rede social, externa ao bairro, mas que durante a preparação e realização do evento foi conectada a suas redes existentes.
Instintivamente sempre acabávamos em um mesmo lugar: a Plaza 12 de Octubre.
__________________________________________________
Projeto feito em parceria com Miguel, Mariano, Inês, Xime, Fernanda, Lucia, Cris, Elisa. Em 25/04/2007, na Plaza 12 Octubre, Villa Colón, Montevideo.
Colaboraram (muito!): Taller Danza (tela), Felipe Ridao e Living Pub (projetor), Fefo, pessoal Radio La Voz e Canal 12 (organização), comunidade da Villa Cólon, galera dos tambores, rapeiros e skatistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário